terça-feira, 25 de agosto de 2015

Entrevista Exclusiva com o Rapper Man C (Saiba Mais)



Nome artístico: Man-c 

Data de nascimento: 31 de julho de 19#2 

Nome: Mpheio Alexandre Nambalo Canivete

 filho de: Sapalalo canivete e Florinda Vissapa

Residência: bairro 5 de abril

Natural de : Namibe

Província de: Namibe

Sexo: Masculino

Estado civil: Solteiro
 Quem é o Man-c?
R: Man-c é um jovem fazedor de rap underground, estudante de contabilidade e gestão, com grandes projecto pra o Rap nacional.

Quando e que entraste nas ruas devidamente?
R: 2008 o que foi mas difícil quando entraste para o mundo do rap? R: me enquadrar no movimento.

O que tu mais gostas de fazer. Para além de Rap?
 R: Além de fazer rap, gosto desenho, teatro, praticar judo, bussiness. Rsrsrs etc.

 Para ti qual é o estado do rap em Angola?
 R: O rap angolano não esta de boa saúde, não tão mal, mas já esteve melhor.

 Para ti o que falta para o rapper melhorar?
R: humildade e sapiência nos rapper´s. Só assim o rap muda pra melhor .

Há quanto tempo estas no movimento?
R: Desde que comecei, já se vai 8 anos de rap .

 Qual foi a primeira musica que fizeste?
R: A minha primeira musica , intitula-se : nova era.

Evoluíste muito de lá para cá?
R: Certamente, mudei muito pra melhor e quem acompanha meus paços sabe disso. Ja não escrevo como antes, mudei o flow, enquadramento, em fim agora faço muito melhor que no passado.

O que o movimento hip-hop significa pra ti?
 R: Pra mim o movimento hip-hop significa e representa uma escola, porque aprendo muito cá dentro.

Em que artistas internacionais se expiras?
R: pra ser franco ,ouço muitos e cada um ajuda-me nalguma parte , não me inspiro ,mas ouço muito : mundo segundo , natch , valete ,azagaia,the game ..

 Em Angola quais sao os que mais te encantam?
 R: na verdade, em Angola ouço : Bob da Rage Sense, kid Mc, organoydz, Fly Squad ,Cf kappa, Sanguinário, Keita Mayanda,Drunck Master, Kool Klever ,X da Questão .,etc …..

Qual deles mais respeitas actualmente?
 R: na verdade , não veijo o melhor entre eles por não serem totalmente da mesma lineagem , cada um e bom em um lado do rap .

Será que o biff entre os Rapper aumenta o estatuto?
 R:.. Isto depende muito , se o beef for lógico e saudável ,pode sim aumentar ,caso contrário pode baixar o pouco nome que se tem .

Será que nunca mandaste ou recebeste biff?
 R: rsrsrsrsrs. Pra ser franco, meu beef não e com rapper , mas sim com o estado . Claro que já houve palhaços sem níveis que mandaram beef . Nunca dediquei um verso pra alguém ,mas sempre que me da na tola mando líneas pra todos e deixo cada um lhe servir a carapuça .. Rsrsrsrs ultimamente

Fala-se muito em “buzz”, o que é ter isso no hip-hop?
R: creio que e ter uma grande notoriedade. Pesa embora muitos péssimos rapper obtêm o buzz mesmo fazendo mal o rap. Mas é a vida. Nem tudo mesmo é justo.

 Um assunto recorrente no hip-hop é as óbvias divisões entre comercial e underground. Onde te encaixas e o que achas desse tipo de classificação aos rappers?
R: underground, classificando os rapper na vertente underground, digo que são excelentes nos seus versos, intelecto. Totalmente fora do comum, porque se preocupam muito com os pontos mais importantes do rap. Em fim. Quanto ao comércio ou rap comercial, nem tenho tempo pra falar deles, so acho que não podiam existir no movimento.Rsrsrsrs
  
Que preferes comercial ou underground?
R: Underground.

Achas que os que fazem comercial se tornam rappers inferiores?
 R: Muito mesmo pela pouca capacidade de desenvolver os temas. São tipo kuduristas, há uma grande contradição entre o tema, e tais estrofes na sua maioria.

 O que há por trás dos artistas que alcançam o sucesso e dos que “batem na rocha”?
R: obviamente que um artista com sucesso é porque tem uma grande promoção ou por ser muito bom que não é sempre, mais por influencia, ao passo de que quem não alcança o sucesso ou não é bom, ou lhe falta promo.

Tens alguns projetos para o momento, ou para o futuro?
R: tenho sim, em 2012 lancei o : meu vocábulo (Max single), 2014 lancei o : mandato sem mandamentos (Ep). Estou com dois projectos em mangas, na qual um projecto pra 2015 no fim: ponto inicial (Ep), depois vou trabalhar pra meu primeiro álbum: páginas vitais. Previsões (2020/ 2022). Por enquanto estou trabalhando no: ponto inicial.

Pretendes levar a carreira mais avante. Quantas mixtapes já têm no mercado? E pretendes no máximo lançar quantas?
R: claro que levarei isto pra o meu túmulo. Vou morrer no rap, com o Rap. Mixtape? Não gosto muito falar de mixtape. Pretendo lançar 2 álbuns, 2 Max single (já saiu um, falta um Max single), 2 Ep ( já saiu um , estou bumbar o 2 ). Depois disto me sentirei realizado, e vou participando apenas em projectos.

Em termos de participações quais são os rappers que iras trabalhar com eles ?
R: No momento só posso falar dos que participaram no Ep ponto inicial, falo apenas do: Obe Jay, Roger teclas. O resto fiz sozinho.

 Quem te inspira como músico?
R: já foi o kid Mc. Mas agora acho melhor nem falar por haver muitos.

Qual e a tua maior influência no rap mundial e quantos anos ele tem?
 R: mundo segundo e The Game. Quanto as sua idade desconheço.
  
Quem achas que é melhor que você no rapper angolano?
R: o rap tem muitas vertentes, e nem um Mc em Angola faz todas vertentes pra lhe dar o mérito de melhor. Por isso nem um é melhor que outro por cada um fazer uma só vertente.

Generalizando os Rapper e Mcs, tanto a velha e a nova escola têm feito algo novo para o hip-hop angolano na tua opinião?
 R: pra ser franco, ate certo ponto, varia de província/província. Alguns ajudam fazendo bom rap, outros banalizam o mesmo. Acho que na maioria se empenham em destruir ou matar o rap.

 O que se diz do relacionamento entre essas mesmas gerações? Há feedback, troca de impressões entre a velha e a nova escola hip-hop?
R: creio que não. Se há nem passa 10 % de contacto.

Monte seu top 10 lusófono. Seu 10 rappers favoritos. Independente da ordem pode ser Old school ou News School
 R: meu top 10 em Angola: Bob da Rage Sense, kid Mc, organoydz, Fly Squad ,Cf kappa, Sanguinário, Keita Mayanda,Drunck Master, Kool Klever ,X da Questão .

 Digamos que a carreira como Rapper não decerto. Que carreira seguiria?
R: se não haver êxitos no rap, fico no meu ramo de formação: serei contabilista. Mas não levo o rap como um trabalho pra uma carreira, lucrando. Amo a escrita e independentemente de tudo farei o rap ate morrer.

Qual e obstáculo que você teve que superar até agora na sua carreira?
R: creio que tem sido ate hoje a concorrência de mercado, alguns tendem fechar os outros pra seu conforto. Quais foram os momentos mais marcantes na tua carreira musical? R: a primeira vez que actuei como Mc, e no dia da apresentação da Ex, governadora Cândida Celeste, ao convite do Sr Eusébio. Cantei um som com critica social porque o mesmo sr havia ordenado assim o mesmo me viu cantando na escola gk no namibe.

Quantas mixtapes pretendes lançar?
R: não posso falar de mixtape porque, talvez nem haverá por não gostar. Mas projectei gravar: 2 álbuns, 2 max single e 2 Ep. P’ra terminar gostaria que me descrevesses aqui alguns dos itens que faltam ao hip-hop luso e que o tornariam numa cultura de rua completa, uma vez que para muitos ainda não seja… r: nada mais do que voltar nas suas origens e originalidade.

Conselho para os novos artistas?
R: irmãos vocês novos na maioria precisam respeitar os mais antigos , procurem ser o mais humildes possível pra o vosso conforto e evolução própria e do rap no seu todo .

0 comentários:

Enviar um comentário