sábado, 15 de abril de 2023

Maravilhas do Rap dos anos 90 reveladas por Sixckim

 

Aproveitamos perguntar ao Old School Sixckim uma das coisas que mais lhe marcaram no Rap na década dos anos 90. O nosso kota respondeu o seguinteꓽ

Eu nasci em Malange e vivi este primeiro impacto dos anos 90 no Congo. Esta década marcou-me inicialmente quando em 1990 assisti em primeira mão no cinema em Brazzaville (Congo) o filme Rocky V com Silvester Stallone (a maior estrela de cinema na altura) como protagonista, ele tinha a concorrência de Arnold Schwarzenegger.

Neste filme foi a primira vez que o mundo ouviu Rap em grande escala como parte da trilha sonora de um filme com a maior estrela de cinema na altura. O cinema todo ficava ao rubro quando ouvissemos as músicas de Rap durante o filme. A sala de cinema se comportou como sala de Show musical.

Foi algo inédito e inexplicável na época. O fenômeno seria equivalente a ouvir um Kuduro do Nagrelha (artista angolano de Kuduro) num dos filmes da Marvel em Hollywood. Ou, imagine por exemplo a euforia que aconteceu em 2022 nas salas de cinema na Nigeria quando eles ouviram as músicas de Burna Boy (Também conhecido por Damini Ebunoluuiwa Ogulu), da Tems e Fireboy DML no filme da Marvel, Black Panther, Wakanda Forever. Foi assim que nos sentimos.

Neste mesmo filme (Rocky V) de 1990 as músicas de Rap que tiveram mais sucesso foram "Go For It! ", interpretado por Joey B. Ellis & Tynetta Hare, "Keep It Up " interpretado pelo grupo Snap.  No entanto houve mais contributos.

0 comentários:

Enviar um comentário